Primeiras consultas - SIGRAH SOB REGULAÇÃO
Consultas de retorno Agendamento realizado pelo próprio serviço que executou a primeira consulta.
com o usuário:
- Usuários em abandono não deverão ser inseridos no SIGRAH. Deverão ser orientados a procurarem o SAE onde fazem o acompanhamento.
- As consultas de retorno e coletas de exames para infectologia são agendadas pelo próprio SAE, não é necessário novo agendamento no SISREDE pelo Centro de Saúde.
- Usuários egressos hospitalares com internação relativa à infecção pelo HIV o hospital deverá agendar por telefone a consulta no SAE, antes de proceder à alta. A consulta deverá ocorrer em até 15 dias após a alta.
- Usuários que já estejam inseridos em um determinado SAE e desejam transferência para outro SAE não devem ser inseridos na fila de primeira consulta de Infectologia Adulto / HIV. Nesses casos, a orientação é que o usuário procure o Serviço Social do SAE onde é acompanhado e apresente a demanda de transferência. O Serviço Social da unidade de origem fará contato com o serviço social da unidade onde o usuário deseja ser acompanhado, solicitando a transferência.
- Usuários que já estavam em tratamento em outro município e se mudaram para Belo Horizonte ou aqueles que migraram da Atenção Suplementar (planos de saúde) para o SUS deverão ser inseridos na regulação (SIGRAH - consulta “Infectologia Adulto HIV”) pelo Centro de Saúde de sua área de abrangência. Até que a consulta médica para HIV no SAE esteja disponível, eles devem procurar um SAE para elaboração do “Formulário de Solicitação de Medicamentos - Tratamento” e atendimento na Unidade Dispensadora de Medicamentos, para garantia do acesso ao tratamento.
- Usuários que moram a mais de 100 km de Belo Horizonte e estejam na cidade temporariamente (usuários “em trânsito”) poderão ter acesso aos medicamentos nas UDM.
Atendimento de Pessoa em Situação de Rua – PSR
Devido à dificuldade de comunicação do agendamento da primeira consulta à PSR e frequente perda de vaga por absenteísmo, foi realizada a seguinte pactuação com os Serviços de Atenção Especializada (SAE) CTR Orestes Diniz, URS Centro Sul, CTA SAE Sagrada Família e SAE Hospital Eduardo de Menezes
- O atendimento da PSR se dará por meio de contato direto com os SAE, não devendo ser inserido no SIGRAH nem enviado email.
- Após realização do contato telefônico, o SAE autorizará a ida da PSR para acolhimento no serviço, com atendimento de enfermagem e solicitação dos exames de primeira consulta.
- Esse fluxo deverá acontecer tanto para pessoas abordadas na rua pelo Consultório na Rua (CnaR) ou Programa BH de Mãos Dadas contra a Aids (diagnósticos novos ou antigos ainda não inseridos em nenhum SAE), quanto para PSR que procurem o centro de saúde nessas mesmas situações.
OBS Caso a PSR seja atendida inicialmente no CTA Hipercentro, o serviço acolherá o usuário e fará a interlocução com os SAE, com apoio do Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids ou do CnaR se possível.
Há critérios para a marcação em todas as subespecialidades da Infectologia Adulto. Consultar fluxo especifico